Criar uma Loja Virtual Grátis

- Igreja Adventista e o Santuário Celestial -

- Igreja Adventista e o Santuário Celestial -

A RESPEITO DO SANTUÁRIO CELESTIAL

   

 

Segundo os adventistas, Jesus, de Sua ascensão ao Céu até 1844, oficiou no primeiro compartimento do Santuário Celestial. Mas, a partir de então (1844), Ele oficia no segundo compartimento, que é o Santo dos Santos.

Para sermos claros, sintéticos e objetivos na refutação a essa heresia, transcrevemos Hb. 9.12, da Edição Revista e Atualizada no Brasil: “Não por meio de sangue de bode e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção”. Isto prova cabalmente que Cristo entrou no Santo dos Santos no século I, e não no século XIX. (Optamos pela versão acima identificada porque esta, usando de maior fidelidade ao original, por considerar o vocábulo hagia, à luz do contexto, registra “Santo dos Santos” e não “santuário”, como o faz a Edição Revista e Corrigida, e outras versões.

Talvez os “eruditos” adventistas questionem este nosso parecer, alegando que Hb. 9.12 está mal traduzido na Edição Revista e Atualizada, visto que o vocábulo original traduzido por Santo dos Santos é HAGÍA (lê-se raguía [Neste caso o “r” tem o valor do “h”, em inglês, ou do “j” em espanhol]) que significa santuário, e não HAGÍA HAGÍÔN (lê-se raguía raguíon), que significa Santo dos Santos; mas, se apresentarem este frágil argumento, ajude-os, ó leitor, a compreenderem que tanto o primeiro compartimento do tabernáculo, quanto o segundo, são chamados de santuários no original.

Para vermos isto basta lermos, no original, ou até mesmo na Edição Revista e Corrigida, Hb. 9.25, que diz textualmente que “o sumo sacerdote cada ano entrava no santuário”. Que santuário é este? Não está claro, à luz de Hb. 9.7 que o santuário de Hb. 9.25 é mesmo, o Santo dos Santos? E, se a palavra santuário em Hb. 9.25, se refere ao Santo dos Santos, por que esta mesma palavra, constante de Hb. 9.12, não pode estar se referindo ao Santo dos Santos?

À luz de todo o capítulo 9 de Hebreus, se pode ver que o tabernáculo era dividido em dois compartimentos e que cada um destes compartimentos era chamado de tabernáculo, bem como de santuário; assim sendo, além do segundo compartimento possuir um nome exclusivamente seu, a saber, o de Santo dos Santos, tinha mais dois nomes em comum com o primeiro compartimento, que são os nomes de santuário e tabernáculo. O segundo compartimento é chamado de segundo tabernáculo (9:2, 3,6,7).

Diz mais a Bíblia: “... até ao interior do véu onde Jesus, nosso precursor, entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote...” (Hb. 6.19-20). Esta é mais uma prova bíblica de que, nos dias do autor da Epístola aos Hebreus, Jesus já havia entrado no Santo dos Santos. O texto diz textualmente: “... Jesus... entrou...”. E onde foi que Jesus entrou? A Bíblia responde: “... até ao interior do véu...”. A que véu se refere aqui? Sabemos que existiam no Tabernáculo dois véus: o que ficava na porta de acesso ao Santo Lugar, isto é, ao primeiro compartimento do santuário; e o que separava o primeiro compartimento do segundo, chamado de Santíssimo Lugar ou Santo dos Santos.

Já que existiam dois véus, de qual deles trata Hb. 6.19-20?

A resposta honesta é que sempre que a Bíblia liga um episódio ao segundo véu, apenas chama-o de “o véu”. Por exemplo, qual foi o véu que segundo Mt. 27.51 rasgou-se de alto abaixo? Naturalmente, o segundo véu. Com esta conclusão a senhora White concordava em gênero, número e grau.

Senão, vejamos: “... ao irromper dos lábios de Cristo o grande brado: ‘está consumado’, oficiavam os sacerdotes no templo...”. Com ruído rompe-se de alto a baixo o véu INTERIOR do templo, rasgado por mão invisível, expondo aos olhares da multidão um lugar dantes pleno da presença divina. Ali habitava o shekinah. Ali manifestava Deus, sua glória sobre o propiciatório; ninguém, senão o sumo sacerdote, jamais erguera o véu que separava esse compartimento do resto do templo. Nele penetrava uma vez por ano para fazer expiação pelos pecados do povo. Mas eis que esse véu é rasgado em dois. O santíssimo do santuário terrestre não mais é um lugar sagrado...” (O Desejado de Todas as Nações, pg. 564, grifo nosso).

Ora, se o véu mencionado em Mt. 27.51 refere-se ao véu interior, por que o véu abordado em Hb. 6.19-20 não pode ser aquele mesmo véu? E se este véu é o véu interior, então Jesus entrou no Santo dos Santos quando ascendeu ao Céu, no século I.

A estorieta da purificação do santuário a partir de 1.844 presta-se tão-somente para cobrir o vergonhoso passado dos adventistas do sétimo dia.  Isto só lhes é necessário até que assumam que erraram e se retratem, como bem o fez Willian Miller, o fundador dessa seita.

Simplificando, a heresia acerca da purificação do Santuário Celestial nasceu assim:

Um pregador batista, interpretando erradamente Dn. 8.14, concluiu que a Terra, qual santuário profanado desde a queda de nossos primeiros pais (Adão e Eva) no Jardim do Éden, seria purificada dentro de 2.300 anos, a contar do ano 457 a.C.; esta matemática leva ao 1.844 d.C.. Assim: Do ano 457 a.C. ao ano 1 a.C. temos 456 anos. Do ano 1 a.C. ao ano 1.844 temos 1.844 anos. E a soma destes valores corresponde a 2.300 anos. Também, se subtrairmos 456 de 2300, obtemos 1.844.

O referido Miller concluiu então que Jesus voltaria à Terra em 1.844 para purificá-la e transformá-la em paraíso como no princípio; chegou e se foi o aprazado ano, mas Jesus não veio conforme o esperado. Miller reconheceu o seu erro e, arrependido, reconciliou-se com sua ex-igreja, onde permaneceu fiel e humilde até a morte. Porém, uma boa parte dos que haviam se unido a Miller começou a dizer que a interpretação de Miller, errada quanto ao local, estava certa quanto à data. Segundo eles, até 1.844, Cristo havia oficiado no primeiro compartimento celestial chamado santo; a partir daí, Ele passou para o compartimento chamado Santo dos Santos ou Santíssimo e se pôs a purificá-lo.

Sobre a matemática acima, os adventistas cometem os seguintes equívocos:

1º) Associam arbitrariamente Dn. 8.14 com 9.25;

2º)pensam que o ponto de partida apontado pelo anjo em Dn. 9.25, que diz quedesde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém”, é o ano 457 a.C., mas a História Universal deixa claro que isto ocorreu em 445 a.C.. O que se deu em 457 a.C. foi o embelezamento do templo bem como a restauração do culto, a cargo de Esdras (Ed. 7).

Basta lermos Neemias capítulo 2 para vermos que a ordem para reedificar a cidade de Jerusalém verdadeiramente foi expedida no ano vigésimo do rei Artaxerxes. E ainda estamos para ver uma enciclopédia que diga que essa data não foi o ano 445 a.C.! Realmente, o evento do qual trata Esdras 7 se deu em 457, mas o cumprimento de Dn. 9.25, que serve de ponto de partida para a contagem das 70 semanas ocorreu em Ne. 2. O versículo 5 o diz textualmente: “... peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a edifique”. Assim, os adventistas cometem dois erros ao mesmo tempo: Erram por associarem arbitrariamente os capítulos 8 e 9 de Daniel, e erram por acharem que o ponto de partida do qual trata Dn. 9.25 é o tema de Esdras 7, quando já vimos que só o episódio de Neemias 2 satisfaz as exigências.

3º) Segundo os adventistas, as 2.300 tardes e manhãs equivalem a 2.300 dias proféticos, isto é, 2.300 anos.

Ora, segundo Gn 1.5, uma tarde e uma manhã correspondem a um dia; logo, 2.300 tardes e manhãs equivalem a 1.150 dias. Sim, porque para 2.300 dias necessitamos de 2.300 tardes + 2.300 manhãs. Veja que Dn 8.14 tão-somente está dizendo que se somar as tardes às manhãs, chega-se ao número 2.300.

Ora, se uma tarde e uma manhã são um dia, então duas tardes e duas manhãs, ou seja, quatro tardes e manhãs, correspondem a 2 dias. E se 4 tardes e manhãs são 2 dias, desnecessário se faz sermos peritos em matemática para sabermos que 2.300 tardes e manhãs são 1.150 dias. Deste modo, mesmo adventistando estes dias, para que correspondam a 1.150 anos, e determinando aleatoriamente que o ponto de partida é o referencial indicado em Dn 9.25, e localizando-o equivocadamente em Esdras7, que data de 457 a.C. (e não acertadamente em Ne. 2, que data de 445 a.C.) não chegamos a 1.844 d.C., e sim, ao ano 694 d.C..

Veja a aritmética abaixo:

1.150

  -456

   694

 

A profecia de que trata Dn. 8.14 se cumpriu em 165 a.C.. Trata-se de 1.150 dias, e não 2.300 anos. Refere-se ao período em que o rei Antíoco Epifânio, inimigo dos judeus, decidiu exterminá-los juntamente com a religião deles. Ele profanou o templo dos judeus, chegando a sacrificar sarcasticamente um porco sobre o altar. Esta profanação, prevista em Dn. 8.12-13, durou apenas o tempo previsto em Dn. 8.14, isto é, 1.150 dias (ou seja, três anos e meses). É que Judas Macabeus, com a ajuda de Deus, obteve vitórias sobre Antíoco e seu exército. Esta história está registrada em I Macabeus, livro apócrifo existente nas Bíblias católicas. Este é apenas um livro histórico de grande valor, pois não é a Palavra de Deus. Há dois livros com este nome. 


Talvez o leitor não tenha entendido o porquê de afirmarmos que 2.300 tardes e manhãs são 1.150 dias. Por que o número de dias corresponde exatamente à metade do total das tardes e manhãs? O raciocínio é o seguinte: Se alguém disser que na empresa tal trabalham 2.000 homens e mulheres, não se deve entender que trabalhem lá 2.000 homens e 2.000 mulheres e, sim, que a soma dos homens e mulheres que lá trabalham corresponde a 2.000 pessoas. De igual modo, 2.300 tardes e manhãs não são 2.300 tardes + 2.300 manhãs. E como 1 tarde + 1 manhã correspondem a 1 dia, 2.300 tardes e manhãs equivalem, portanto, a 1.150 dias.

Os adventistas às vezes tentam contradizer a interpretação da profecia de Dn. 8.14, que se cumpriu no século II antes de Cristo, citando Dn. 8.26, que diz que a profecia só se cumpriria depois de muitos dias; estes muitos dias são, segundo eles, uma referência ao final dos tempos. “Assim sendo”, dizem eles, “não pode ter se cumprido antes de Cristo vir ao mundo”. Assim argumentam para esticarem a data até 1.844 e deste modo cobrirem o seu vergonhoso passado. A desconcertante matemática dos adventistas seria desnecessária se a Sra. White e seus correligionários, que fundaram o Adventismo, seguissem o belo exemplo de Willian Miller que humildemente confessou que errou e voltou à sua igreja, pedindo perdão a Deus e aos irmãos em Cristo. Ele foi humilde até a sua morte.

Realmente não precisamos esticar “os muitos dias” de Dn. 8.26 até 1.844; há várias profecias para os últimos dias que se cumpriram há quase 2.000 anos. Por exemplo, o profeta Joel profetizou que NOS ÚLTIMOS DIAS o Espírito Santo seria derramado sobre toda carne (2.28). Esta profecia se cumpriu há quase 2.000 anos (At. 2.16). A promessa de enobrecer as terras de Zebulom e de Naftali foi feita para os últimos tempos (Is. 9.1-2). Não obstante, porém, cumpriu-se já há quase 2.000 anos, segundo Mt. 4.14-16.

A alegada purificação do santuário celestial que os adventistas teimam em dizer que começou em 1.844, como já sabemos, é rotulada também por eles de Juízo Investigativo.

Crêem os adventistas que os pecados dos que morreram fazendo a vontade de Deus, embora perdoados, não estavam cancelados, pois permaneceram no livro de registros pelo menos até 1.844. A partir daí Cristo está investigando caso a caso e, quando concluir esta investigação (a qual inclui todos os vivos [cristãos e não-cristãos]), Ele virá buscar a Sua Igreja.

Logo, Jesus ainda não concluiu esse escrutínio, visto que, de outro modo, Ele já teria vindo. Assim se vê que os adventistas têm uma idéia muito pequena da Augusta Pessoa de Jesus.

Será que o onisciente e onipotente Jesus levaria tantos anos para examinar estes casos? Estamos no ano 2013, e, portanto, já faz 169 anos que tudo começou (2013-1844= 169).

Será que no Céu existe, literalmente, uma pilha de livros? Será que quando a Bíblia diz que todas as nossas ações estão sendo registradas em livros, livros estes que serão abertos no Dia do Juízo, não quer dizer apenas que Deus está atento a todos os nossos atos, que responderemos por todos os nossos feitos, e que o galardão será à base das obras?

Imaginar Deus de caderninhos na mão fazendo anotações (ou encarregando os anjos de fazê-lo, como o supõem os adventistas), é ter uma péssima idéia de Deus. Aliás, esse negócio de pecado perdoado, mas não cancelado, pregado pelos adventistas em O Conflito dos Séculos, páginas 488-489, e Nisto Cremos, página 418, é doutrina estranha à fé cristã. Isso cheira a Catolicismo. Biblicamente não há diferença entre perdão e cancelamento de pecado.

Como sabemos, os adventistas pregam que a purificação do santuário celestial INICIOU-SE em 1.844; mas o que está previsto em Dn. 8.14 é a purificação, e não o início da purificação. Não se diz lá: “Até duas mil e trezentas tardes e manhãs, e INICIAR-SE-Á a purificação do santuário”. O que está escrito lá é que “até duas mil e trezentas tardes e manhãs e o santuário SERÁ PURIFICADO”, isto é, dentro deste período, dar-se-ia a purificação do santuário. Logo, se as coisas fossem como os adventistas pensam, o Juízo Investigativo teria iniciado em 457 a.C., e terminado em 1844.

Atentemos para o fato de que o versículo 14 do capítulo 8 de Daniel, é a resposta à pergunta formulada no versículo 13; e a referida pergunta não foi: “Quando se iniciará a purificação?...”. Mas sim: “Até quando durará... para que seja entregue o santuário, a fim de serem pisados?”. É bom sabermos qual foi a pergunta, pois facilita a compreensão da resposta. Além disto, a resposta não foi: “Iniciar-se-á a purificação”, mas sim, “e o santuário será purificado”.

Os adventistas afirmam, como já sabemos, que Jesus esteve até 1.844 oficiando no compartimento chamado “Lugar Santo” e que, a partir de então Ele passou para o compartimento chamado Lugar Santíssimo ou Santo dos Santos.

Ora, sabemos pela Bíblia que Jesus, ao subir ao Céu, assentou-se à destra de Deus no seu trono (Mc. 16.19, Ap. 3.21). Ora, será que há no Céu algum lugar mais santo do que o outro? E se há, será que há algum lugar no Céu mais santo do que o trono de Deus? Obviamente que não, mas os adventistas querem pôr isto na nossa cabeça, quando nos dizem que a partir de 1.844 Cristo passou do Lugar Santo para o Lugar Santíssimo.


Incoerência é o que há em fartura nos escritos de Ellen G. White. Já vimos que ela afirmou que os pecados dos verdadeiros servos de Deus que morreram na graça, estavam, estão e estarão perdoados, mas não cancelados, até que seus casos sejam averiguados por Jesus, o que se dará durante o Juízo Investigativo que o Senhor Jesus Cristo empreende desde 1.844. Só então, os pecados serão cancelados ou extintos.

A esta altura, um leitor que não conheça todas as heresias dessa mulher, poderá pensar que, até que enfim, a novela acabou.

Porém, ledo engano, pois ela sustenta que o Diabo arrostará com os pecados dos verdadeiros penitentes depois do milênio, quando então ele será lançado no lago de fogo. Ora, se os pecados foram extintos durante o Juízo Investigativo, como lançá-los depois sobre o Diabo no dia final? Afinal de contas, o pecado foi extinto ao término do Juízo Investigativo ou não foi?

Lembre-se que os adventistas, inspirando-se nos escritos de Ellen White crêem que, ao término da purificação do santuário (ou Juízo Investigativo), Cristo virá e arrebatará a Igreja ao Céu, onde ela passará mil anos. Depois disso é que virá o juízo final, quando então o Diabo arrostará com os pecados que, segundo ela mesma disse, já haviam sido extintos mais de mil anos antes. Dá para entender essa barafunda? Mas essa é a profetisa dos “remanescentes”.

A “Revista Adventista” de março de 1973, alega que a profanação do santuário causada por Antíoco Epifânio durou, na melhor das hipóteses, 1130 dias, mas nunca, 1150 dias, tempo este exigido pela profecia, se as 2300 tardes e manhãs correspondessem realmente a 1150 dias. De fato, se formos rígidos aritméticos, jamais acharemos o número exato, ao basearmos em I Macabeus 1.57; e 4.52.

Para este problema sugerimos duas possíveis soluções:

 

1ª)Macabeus, embora sejam livros históricos de grande valor, não gozam de infalibilidade, visto que não foram escritos sob inspiração divina. Por conseguinte, podemos até citá-los de passagem, sem nos esquecermos, porém, que o nosso “cavalo de batalha” é a Bíblia Sagrada. É ela que dará a palavra final;

2ª) os números na Bíblia são, às vezes, arredondados, ou para mais, ou para menos. Há vários exemplos disso. Contudo, veremos agora somente um caso. Em Gn. 15:13 Deus disse que os descendentes de Abraão habitariam no Egito por 400 anos. Mas Êx. 12:40, 41; e Gl. 3:17, nos informam que o tempo exato foi de 430 anos.

Que o período da profanação aludida em Dn 8.13-14, são de 1150 dias, é posição defendida quase que por unanimidade pelos mais abalizados peritos bíblicos.

Por exemplo, os comentaristas da Bíblia de Estudo Pentecostal, explicam Dn 8.14 assim: “a purificação do santuário ocorreu três anos e dois meses depois de o altar do Senhor ter sido removido por Antíoco. Cada par de ‘tardes e manhãs’ representa um dia literal (...) Assim, o período decorrido foi de 1150 dias”.


Segundo Ellen White, é após a conclusão do trabalho de que trata o juízo investigativo (o que implica, como eu já informei, em averiguar o caso de todos os verdadeiros cristãos mortos, bem como o de todos os vivos), que Jesus voltará.

Ela disse ainda, que haverá um tempo ignorado por todos nós, entre o fim do juízo investigativo, e a vinda de Jesus. Nesse espaço de tempo, ninguém mais poderá se converter, e se salvar (Cf.: O Conflito dos Séculos, capítulo 28. Sugiro que você leia todo este capítulo). É que o tempo da graça terá, então, findado.

Ora, se assim é, talvez estejamos evangelizando em vão. A partir de 1844, já não há mais como garantir ao pecador: “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa” (At 16.30), visto que podemos estar naquele espaço de tempo existente entre o fim do juízo investigativo, e a vinda de Cristo para arrebatar a Sua Igreja, período este que, segundo Ellen White, a porta da graça estará fechada. É! Um abismo chama outro abismo! (Ibidem).

 

Estribamo-nos em Gn.1:5 para mostrar que um par de “tarde e manhã” corresponde a um dia. Mas, obviamente, as tardes e manhãs de Dn 8.14 correspondem às nove horas da manhã e às três da tarde, já que o contexto fala de sacrifícios, e era nestes horários que se sacrificava a Iavé.

Isto, porém, em nada altera o nosso raciocínio anterior, segundo o qual 2300 tardes e manhãs representam 1150 dias; visto que, de qualquer forma, continuamos tendo 1150 pares de “tardes e manhãs”.

 

 

 

 

 

 saiba mais sobre a seita adventista no menu ao lado