Criar um Site Grátis Fantástico

QUEM FUNDOU SUA IGREJA?

QUEM FUNDOU SUA IGREJA?

 

Um dos recursos favoritos dos apologistas romanos é fazer a seguinte pergunta:

Caia Farsa do Caia Farsa Responde


Depois apresentam uma lista de Igrejas X, fundadas no ano Y, pelo fundador Z, para concluir que a Igreja Católica foi a única Igreja fundada por Jesus Cristo, na Palestina, no ano 33. E invocam textos como Mateus 16:18-19 e Atos 2 para reforçarem tal argumento.

Nossa resposta a esta estultícia:


Jesus Cristo certamente fundou uma única Igreja, mas:

1. Não foi a Igreja de Roma, que hoje usurpa a prerrogativa de ser em exclusividade a Igreja de Cristo.

2. Historicamente a Igreja de Cristo manifestou-se concretamente em congregações locais, cuja comunhão não dependia de uma hierarquia humana centralizada (papado) mas da fidelidade à doutrina de Cristo e dos Apóstolos tal como esta se expressa nas Escrituras.


3. A Igreja de Roma nunca teve autoridade universal; certamente não a teve sobre as Igrejas do Oriente, apesar das suas pretensões que levaram ao cisma no século XI. E no Ocidente pôde manter uma unidade só em estreito contubérnio com o poder secular, a sangue e fogo, por uns poucos séculos mais, até à Reforma Protestante do século XVI.


4. A Igreja de Roma não é católica em sentido exclusivo; no melhor caso é uma parte da Igreja universal.


5. A Igreja de Roma não é Apostólica, porque distorceu a doutrina dos Apóstolos e tirou e acrescentou a ela à sua vontade.


6. A Igreja de Roma é isso: romana, e ponto.


7. É verdade que as portas do Hades não prevalecerão contra a Igreja, e que Cristo está com ela até o fim dos tempos. Em cada período, por mais obscuro que fosse, Deus preservou, como no Israel do velho pacto, um remanescente de crentes fiéis. E assim será até que o Senhor volte. Mas é intolerável a arrogância romana de ser ela a única representante cabal de tal remanescente.


8. A evidência histórica mostra que a igreja de Roma, como outras, no seu percurso através dos séculos por vezes defendeu a ortodoxia e por vezes a abandonou. O problema é que se nega a reconhecer o seu desvio doutrinal e a ser disciplinada pelas Escrituras.


9. As diversas comunidades protestantes têm certamente um princípio histórico que pode ser traçado (coisa que não pode dizer-se de Roma, já que ninguém senão Deus sabe quem iniciou a Igreja ali), mas todas elas têm em comum a pertença à Igreja autenticamente católica, fundada por Cristo. Nós reconhecemos a história, mas não exaltamos indevidamente os servos que Deus usou em cada período histórico.


10. Neste sentido, é ofensivo e inaceitável que em tais listas sejamos incluídos no mesmo saco de grupos como os mórmons ou as testemunhas de Jeová.


Equipe Apologética Caia Farsa do Caia Farsa.


 


 



Catolicismo: Só a Igreja Salva

1- Salvação Através da Igreja

O Catolicismo Romano ensina que a salvação só é conseguida através da Igreja Católica.

"O Concílio Vaticano II em seu Decreto sobre o Ecumenismo explicita: 'Pois somente através da Igreja Católica de Cristo, auxílio geral de salvação, pode ser atingida toda a plenitude dos meios de salvação'." P. 234, #816 Catecismo da Igreja Católica (1994) 

Aqui, a fonte oficial da doutrina Católica declara atrevidamente que a salvação não pode ser obtida, exceto através da Igreja Católica. Você pode estar pensando, "a Igreja Católica não acredita mais nisso!" Mas a posição do Catecismo não deixa dúvida alguma.

"...toda salvação vem de Cristo-Cabeça, através da Igreja, a qual é seu corpo; Apoiado na Sagrada Escritura e na Tradição, [o Concílio] ensina que esta Igreja, agora peregrina na terra, é necessária para a salvação... Por isso não podem salvar-se, aqueles que, sabendo que a Igreja Católica foi fundada por Deus através de Jesus Cristo, como instituição necessária, apesar disso não quiseram nela entrar, ou então perseverar." P. 243-244, #846 Catecismo da Igreja Católica (1994) 

E se não ficou muito claro, aqui está novamente

"É na Igreja que está depositada "a plenitude dos meios de salvação. É nela que adquirimos a santidade pela graça de Deus." P. 237, #824 Catecismo da Igreja Católica (1994) 

"Nela subsiste a plenitude do corpo de Cristo unido à sua cabeça; isso implica em que ela recebe dele a plenitude dos meios de salvação." P. 239, #830 Catecismo da Igreja Católica (1994).
Ao checar a Palavra de Deus sobre este assunto, dois fatos críticos saltam-nos à vista:

A Bíblia jamais indica que alguém deve entrar numa Igreja para obter salvação.
Literalmente centenas de Escrituras proclamam que a salvação é um dom gratuito de Deus, à disposição de qualquer um, mas somente através de Jesus Cristo.

"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor." Romanos 6:23

Nenhum outro nome (ou grupo) pode oferecer salvação, exceto Jesus:

"E não há salvação em nenhum outro; (exceto Jesus) porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos." Atos 4:12

Quando Jesus morreu na cruz ele pagou o preço total e completo pelos pecados de toda a humanidade e tornou possível a qualquer um ir diretamente a Ele para a salvação. O próprio Jesus anunciou que:

"Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus." João 3:36

Ele também pregou:

"Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida." João 5:24

Outra vez, e mais outra, Jesus proclamava sua verdade abençoada:

"...Quem crê, em mim tem a vida eterna." João 6:47

Leia também João 6:40; João 3:16, João 3:18, João 3:36 e João 1:12.

Em João 20:31 nós descobrimos porque os Evangelhos foram escritos:

"Estes, porém, foram registados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome." João 20:31

Jesus jamais exige a mediação de uma Igreja para prover salvação. Este dom gratuito está à disposição de qualquer um que nele crer.

"Dele todos os profetas dão testemunho de que, por meio do seu nome, todo o que nele crê recebe remissão de pecados." Atos 10:43

De acordo com a Bíblia, a redenção está em Cristo, não numa Igreja:

"Sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus." Romanos 3:24

Cristo sozinho pode oferecer o dom da vida eterna, porque ele voluntariamente derramou Seu sangue por nós:

"No qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça." Efésios 1:7

Mais uma vez, a única exigência para a salvação é a fé em Jesus Cristo:

"Pois não me envergonho do Evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê." Romanos 1:16

Muitas Escrituras repetem este tema:

"Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo." 1 Tessalonicenses 5:9

Quando Jesus estava pendurado na cruz, ele mostrou que a salvação vem através dele e não através de uma Igreja. O ladrão que estava na cruz perto dele, clamou:

"...Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino." Lucas 23:43

Quando aquele pecador moribundo pronunciou estas palavras de fé, Jesus logo respondeu:

"...Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso." Lucas 23:43

Igreja nenhuma salva... Quem salva é Jesus:

"Porquanto Deus enviou seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele." João 3:17

"Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira." Romanos 5:9

Se a salvação fosse possível somente através da Igreja Católica, teria Deus intencionalmente nos conduzido ao erro através de sua Palavra, sabendo que nossa salvação estava em perigo?

Teria Pedro abertamente declarado as seguintes palavras nas Sagradas Escrituras?

"Mas cremos que fomos salvos pela graça do Senhor Jesus, como também aqueles o foram."
Atos 15:11

Conclusão

A Palavra de Deus declara que a salvação é obtida através da fé no sangue derramado por Jesus Cristo, enquanto o Catecismo mantém que a salvação só é possível através da Igreja Católica.
Você tem de decidir agora em quem vai acreditar- nas tradições dos homens ou na Palavra de Deus? Você não pode dizer: "em ambos", porque cada um insiste em que o outro está errado.

"Nisto se manifestou o amor de Deus em nós, em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele." 1 João 4:9

Lembre-se, algum dia você vai estar diante de Deus e explicar-lhe porque você tomou a decisão que tomou. Você quer correr o risco de rejeitar a Palavra de Deus para seguir as tradições dos homens?

"Negligenciando o mandamento de Deus, guardais a tradição dos homens." Marcos 7:8


Autor: Rick Jones
Livro: Por Amor aos Católicos Romanos

Equipe Apologética Caia Farsa do Cai Farsa