Criar uma Loja Virtual Grátis

Da Suficiência das Escrituras

Da Suficiência das Escrituras

 Da suficiência das Escrituras

A Igreja Católica Romana diz que a Bíblia é materialmente suficiente, mas não formalmente suficiente. Materialmente suficiente significa que tudo que o cristão precisa acreditar é encontrado na Bíblia. Formalmente suficiente significa que, para entender a Bíblia, a Igreja Católica Romana tem que interpretá-la.

O problema aqui é que essa posição sujeita a Bíblia à interpretação da Igreja Católica Romana, e basicamente torna a tradição sagrada superior às Escrituras -- uma vez que a igreja declara que a Bíblia não pode ser entendida, senão através do Magistério da Igreja Católica.

Outro problema é que nós cremos que doutrinas como a adoração a Maria, orações a Maria, sua concepção imaculada, o purgatório, penitências e etc, não são encontradas na Bíblia (suficiência material), naturalmente precisamos nos perguntar se a visão da Igreja Católica sobre suficiência formal é correta.

E ela não é. Porque penso assim?

Ora, a palavra inspirada de Deus, a Bíblia, faz asserções acerca da sua própria suficiência.

2 Timóteo 3:16-17 diz: "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra."

Vamos dar uma olhada no grego.

A palavra "inspirada" é θεόπνευστος (theopneustos), que significa literalmente "soprada por Deus". Isso significa que era Deus que fazia o trabalho através de pessoas, soprando através delas as suas palavras. As Escrituras, portanto, são perfeitas e sem erro algum, porque elas vêm de Deus.

Paulo continua, e diz que essas escrituras são úteis para o ensino, para a repreensão, para a correção, e para a educação na justiça. No versículo 17, ele explica que isso é para que o cristão seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. A palavra ἄρτιος (artios) é definida da seguinte forma:

  • Completo, capaz, proficiente, apto a cumprir todas as obrigações.
  • Completo, perfeito, adequado, perfeitamente apto.
  • Completo, perfeito. Referenciando a "aptitude especial para dados usos".

 

Podemos ver das três fontes de grego que Paulo está nos dizendo que as escrituras são "completas, aptas, adequadas, perfeitamente aptas,etc", e  em seguida nos diz que é assim, para que sejamos perfeitamente habilitados para toda boa obra.

A palavra grega para "habilitado" é (exartismenos), e significa:

  • Equipar, habilitar
  • Estar perfeitamente equipado ou preparado
  • Completar, terminar. Equipar perfeitamente.

 

Podemos ver que somos perfeitamente habilitados para toda boa obra. Todas as boas obras são explicadas no versículo anterior como ensino, repreensão, correção e educação na justiça.

Isso significa que a Bíblia é suficiente para todas essas coisas e naturalmente engloba o ensino doutrinário, uma vez que ensinar doutrinas corretas é uma boa obra, pela qual nós repreendemos, corrigimos e educamos. Além disso, isso significa que não precisamos da sagrada tradição para ensinar,repreender, corrigir ou educar na justiça, porque as Escrituras são suficientes para essas coisas.

 

E quanto à correção de erros?

Há algum lugar nas escrituras onde Jesus ou os apóstolos apelaram para a tradição para refutar erros?

Nós não sabemos de nenhuma ocorrência disso. As Escrituras, porém, são utilizadas repetidamente. Se as escrituras são suficientes e úteis para nos equipar para toda boa obra, não devemos esperar que a tradição seja consultada na hora da correção de erros. Nós devemos esperar exatamente o que nós encontramos, o apelo à palavra de Deus, como padrão pelo qual a verdade é ensinada e o erro é exposto.

  • Atos 17:2-3, "Paulo, segundo o seu costume, foi procurá-los e, por três sábados, arrazoou com eles acerca das Escrituras, expondo e demonstrando ter sido necessário que o Cristo padecesse e ressurgisse dentre os mortos; e este, dizia ele, é o Cristo, Jesus, que eu vos anuncio."
  • Atos 17:11, "Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim."
  • Romanos 4:2-3, "Porque, se Abraão foi justificado por obras, tem de que se gloriar, porém não diante de Deus.  Pois que diz a Escritura? Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça."

Não é a tradição que é utilizada para refutar erros, e sim a palavra de Deus.

 

Responsabilidade dos católicos

Para finalizar, se os católicos romanos querem dizer que nós precisamos da Sagrada Tradição para estarmos equipados doutrinariamente e espiritualmente, então eles precisam demonstrar que a Bíblia não é suficiente para o ensino, para a correção, para a repreensão e para a educação na justiça e nas questões doutrinárias.

Conclusão

As próprias escrituras declaram que são suficientes para que saibamos as verdades espirituais. Logo, não precisamos do Magistério Católico Romano, nem da Sagrada Tradição.