Criar uma Loja Virtual Grátis

Questões sobre a Divindade de Cristo

Questões sobre a Divindade de Cristo

Existem vários grupos que negam a divindade de Cristo. Os mais conhecidos são as Testemunhas de Jeová, os Unitárianos e os Mórmons, dentre outros como os kardecistas e os muçulmanos.
maioria dos argumentos usados por esses grupos e alguns outros que não estão listados, são citados abaixo.

Antes que as seguintes refutações sejam dadas a 11 dos principais argumentos contra a divindade de Cristo, é imperativo que você saiba duas verdades básicas sobre o Senhor Jesus:

(1) Quando um cristão diz: "Jesus é Deus ", ele não está dizendo que Jesus é o Pai!
Jesus não é a pessoa do Pai, mas Ele é igual ao Pai por natureza. Em outras palavras, Jesus é Deus por natureza, assim como o Pai e o Espírito Santo.

(2) Jesus é Deus por natureza, e também é humano. Em outras palavras, Ele é ao mesmo tempo verdadeiro Deus e verdadeiro homem. A humanidade de Jesus é mostrada em Hb 2.14 e 1 Tm 2.5.

A junção dessas duas naturezas chamamos, união hipostática, onde, não se dividindo a pessoa nem confundindo a natureza temos Jesus Cristo, perfeito homem de Deus, e Deus perfeito dos homens. Portanto, não são dois Jesus, Jesus é um só, ele é alguém com dois algos, um ser, com duas naturezas, uma humana e uma divina! 

Tendo dito isso, vamos as refutações das objeções contra a divindade de Cristo....



1 - >> . Jo 14.28 diz: "... meu Pai é maior do que eu." Se Jesus é igual ao Pai, então por que Jesus disse que Seu Pai era "maior" do que ele?

RESPOSTA: Jesus pronunciou estas palavras depois que Ele se humilhou e tornou-se um servo (Fp 2:5-8). Além disso, o termo "maior" refere-se ao cargo ou função, ao oficio e não a natureza, já que ambos são Deus, (veja em Jo 1:1; 8:58; 10:30). Deus é Deus por causa de sua "natureza" (Gálatas 4:8). Jesus está dizendo em Jo. 14.28 que o Pai tem um "maior" cargo ou posição que ele. Isto é como o termo "superior", é utilizado como se vê claramente em Gen 41:40.

Esse versículo diz: 
"Você [José] deve estar no comando de meu palácio, e todo o meu povo irá submeter às suas ordens. Apenas no que diz respeito ao trono eu [Faraó] sou maior do que você".


Faraó era "maior" do que José apenas por cargo ou função, mas não quanto a NATUREZA. A natureza do Faraó e de José era a mesmo, isto é, ambos são um ser humano. Tal como um pai terreno, que possui a mesma humanidade que o seu filho, mas exerce uma função superior à deste, assim também o Pai e o Filho na Trindade são iguais em essência, mas diferentes em função. De forma semelhante, dizemos que o presidente do país é maior que os demais cidadãos, não em virtude de seu caráter, mas em virtude de sua posição. Portanto, não podemos dizer que Jesus se considerava o mínimo que fosse inferior a Deus em sua natureza.


_____________________________________

2 - >> 1 Coríntios. 11:03 diz: "Mas eu gostaria que você soubesse, que o cabeça de todo homem é Cristo, e o cabeça da mulher é o homem; e a cabeça de Cristo é Deus."...Se Cristo tem um "Cabeça", então Ele não pode ser Deus.
RESPOSTA: Por acaso isso mostra que Jesus é inferior ao Pai por natureza? 

Se alguém insistir que isso significa que Jesus é inferior ao pai quanto a natureza em seguida, para ser consistente, terá que dizer o mesmo em relação a mulher para o homem!(obviamente um absurdo).
Embora a mulher está sujeita ao marido no Senhor, ela não é inferior a ele por natureza. O mesmo é verdade com a relação entre o Senhor Jesus e o Pai.



_______________________________________



3 - >> 1 Coríntios. 15:28 diz: "E quando todas as coisas estiverem sujeitas a ele, em seguida, o Filho também se sujeitará àquele que sujeitou todas as coisas a ele, para que Deus seja tudo em todos...... "Se Jesus é "sujeito " ao o Pai, Ele não pode ser Deus.

RESPOSTA: Novamente, este argumento é semelhante ao argumento 1 e 2. Este versículo não se refere a NATUREZA, mas apenas para cargo ou emprego!

Em Lc. 2:51, a palavra grega "hupotassõ" traduzida como "sujeito" é encontrada, e se refere a obediência. Ninguém diria que Jesus era inferior POR NATUREZA a José e Maria, o que seria o conclusão natural se a palavra "sujeito" se refere a NATUREZA! Da mesma forma, Jesus não é inferior POR NATUREZA ao Pai, pois Ele é Deus. 



_________________________________

4 - >> Marcos 13:32 declara: "Mas daquele dia e daquela hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai......."Se Jesus era Deus, então ele teria esse conhecimento.

RESPOSTA: Novamente, devemos ter em mente que Jesus é verdadeiro homem além do Deus verdadeiro. O Senhor Jesus falou estas palavras quando foi limitado pela Sua humanidade e foi confiando no Pai inteiramente (Atos 10:38;. Jo 12:49). Depois de Sua ressurreição, no entanto, Jesus teria de ser onisciente, pois ele pode receber oração (Jo 14:14, Atos 07:59; 9:14,21; 1 Coríntios. 1:2). 
Em outra palavras, se um grupo de cristãos está orando a Jesus no Canadá, México e Japão, ao mesmo tempo, Ele teria de ser onisciente para saber os seus pedidos! Além disso, uma vez que a oração é uma forma de adoração, então seria idolatria orar a Jesus a menos que Ele era e é Deus por natureza. (Se Ele não era Deus por Natureza, então a Igreja primitiva era culpada de idolatria, orando a Jesus, o que é impossível!)

_____________________________________

5 - >> Lc. 18:19 diz: "E Jesus disse-lhe: 'Por que me chamas bom? Ninguém é bom, senão um, que é Deus"........Deus é "Bom", mas Jesus não é. Portanto, Jesus não é Deus.

RESPOSTA: Se alguém olhar atentamente para este verso, irá perceber rapidamente que Jesus NUNCA disse que ele próprio não era "bom", ou que ele não era Deus. Ele apenas perguntou: "Por que me chamas bom?". Jesus não negou ser Deus ao jovem rico. Ele simplesmente pediu-lhe que examinasse as implicações do que estava dizendo. Com efeito, Jesus estava dizendo-lhe: "Você percebe o que está implícito quando você me chama de bom? Você está dizendo que eu sou Deus?"!

Além disso, Jesus declarou abertamente em outro lugar que Ele mesmo é o "Bom Pastor" (João 10:11). Salmo 23 declara YHWH como o "pastor", mas ele não é chamado "Bom" pastor, a descrição Jesus reservou para si mesmo!



___________________________________


6 - >> Jesus é mostrado nas Escrituras como sendo criado em Apocalipse 3.14, Colossenses 1.15; Prov 8.22 e Salmos 2.07.... Se ele foi criado, ele não pode ser Deus, pois Deus é eterno.

RESPOSTA: 
(A) Apocalipse 3:14 afirma que Jesus é "o princípio da criação de Deus." A palavra traduzida como "princípio" é Arche, no grego. Significa também, além da origem, COMEÇO. Origem e fonte são sinônimos, nós podemos agora entender o que verso diz, que é:  "A fonte da criação de Deus." Este versículo não mostra que Jesus é criado, mas que Ele é o Criador! Afinal de contas, uma vez que Jesus criou tudo o que foi criado (Colossenses 1:16), como Ele poderia ser parte de Sua própria criação?

(B) Col. 1:15 relata que Jesus é "o primogênito de toda a criação e não diz que ele é "primeiro-criado"! Esta palavra, "primogênito", tem mais de um significado possível. Lendo Gênesis 41:51,52; 48:17-19 e Jer. 31:9 podemos ver que essa palavra "primogênito" também significa PREEMINENTE. Que é a forma como ela é usada em Colossenses 1:15 como o contexto revela a partir dos versículos 15 a 18.

Jesus é preeminente sobre a criação, porque: (1) Ele criou tudo que foi criado, (2) todas as coisas criadas foram criado por Ele, (3) Ele existia antes de todas as coisas criadas e (4) todas as coisas criadas são mantidos por causa dele.
Basta checar o contexto inteiro, e ver que Paulo com clareza declara que Cristo é Deus nessa mesma carta, ao dizer que ele criou todas as coisas (1:16) e que "nele habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade" (2:9).

(C) Prov. 8:22 afirma que a sabedoria foi criada por Deus. Uma vez que Jesus é chamado a "sabedoria de Deus" (1 Coríntios 1:24), alguns opositores a divindade de Cristo usam esse argumento para dizer que Jesus não é Deus pois de acordo com esse verso, Jesus foi criado......mas, ai surgi a pergunta que é: esta sabedoria mencionado em Proverbios 8 refere-se a Jesus, antes de ele vir ao mundo?

Não! Primeiro porque de acordo com Jo 1.1,14, Jesus foi chamado o "Verbo" antes que Ele veio à terra, e NÃO Sabedoria (e muito menos "Miguel", como alguns grupos ensinan)!
Em segundo lugar, o capítulo revela sabedoria no versículo 19, como o uso adequado de CONHECIMENTO como mostrado por Jó 28:15.

Portanto, esta passagem não é uma referência direta a nenhuma pessoa. A expressão poética freqüentemente toma a forma de uma idéia abstrata e a ela se refere como se falasse de uma pessoa. Isso é chamado de personificação. A sabedoria aqui referida não é uma referência a Jesus. Antes, é a personificação da virtude ou do caráter da sabedoria com o propósito de causar ênfase e impacto.
Entretanto, como Jesus é a perfeita sabedoria de Deus, é o único que personificou e exemplificou com perfeição a sabedoria abordada em Provérbios - pois ele é "em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos" (Cl 2:3).

(D) Salmos. 2:7; Jo. 3:16, afirmam que Jesus foi "gerado". Isso significa que Jesus teve um começo como o nosso, uma vez que fomos gerados por nossos pais? A resposta para isso é encontrada em Atos 13.30-33. Aqui ficamos a saber que este versículo de Salmos se refere à ressurreição de Cristo!

Em segundo lugar, a palavra traduzida como "unigênito" em Jo 3.16,18 e 1 Jo 4.9 em que se diz respeito a Cristo também é usado em Hb. 11:17 com relação a Isaque. 

Então eu pergunto, Isaque foi o primeiro filho de Abraão? Não! Veja Gn16:15,16.
Isaac foi o Filho único de Abraão? Não! Veja Gn 16:15,16; 25:1,2. Isaac foi o único-de-um-tipo filho de Abraão? SIM! Esta é a forma como este mesmo termo grego é usado em referência a Jesus Cristo. Jesus Cristo é o único-do-tipo, o unico do genêro , o Filho do Pai, mas não criado.

Miquéias 5:2 refere-se a Jesus da MESMA MANEIRA Salmos. 93:2 se refere a Deus.
Jesus é "de eternidade" e, portanto, não pode ser parte da criação. Uma vez que Ele não faz parte da criação, em seguida, ele deve ser Deus, pois só Deus é eterno!



__________________________________



7 - >> Na Bíblia, Jesus NUNCA é chamado de "o Deus Filhos", mas sim "o Filho de Deus ". Portanto, ele não pode ser Deus.

RESPOSTA: Realmente, o termo explicito, Deus Filho, não se encontra na Bíblia. No entanto, quando um estudante honesto das Escrituras examina todos os versos relevantes para a divindade de Cristo, ele vai concluir que Jesus é Deus e homem. Como pode ser isso? Ora da mesma forma que Jesus pode ser tanto pastor e cordeiro como sumo sacerdote e oferta pelo pecado no mesmo tempo!

Sobre palavras não encontradas na Bíblia, ora, a propria palavra "Bíblia" não é encontrada na Bíblia! Nem é a palavra "Millennium" é encontrada na Bíblia, embora seja certamente ensinado em Apocalipse 20.



__________________________________

8 - >>Se Jesus é Deus, então ele estava orando a si mesmo no Jardim??

RESPOSTA: Esta questão decorre de um equívoco sobre como os cristãos acreditam que Jesus é Deus. Nós acreditamos que Jesus é Deus por natureza. Nós não acreditamos que Jesus é a pessoa do Pai!
Ele não pode ser o Pai, pois Ele orou ao Pai! Ele certamente não estava orando para Si mesmo. A Bíblia ensina que Jesus é Deus por natureza, como é o Pai e o Espírito Santo.
Há um só Deus verdadeiro por natureza. (Ver Gal 4.8). A Trindade não é definido como três deuses em um, mas em três pessoas em um Deus. Deus é natureza do Pai, Filho e Espírito Santo.



____________________________________



9 - >>Se Jesus é Deus, então o que aconteceu ao universo enquanto Ele estava morto há três dias?

RESPOSTA: Novamente, isso não é problema para responder quando se compreende que Jesus não é a pessoa do Pai. O Pai e o Filho são duas personalidades separadas e distintas.



___________________________________

10 - >>Jesus não pode ser Deus, pois ele morreu na cruz, e Deus não pode morrer!

RESPOSTA: Lembre-se, Jesus não é apenas Deus por natureza, mas também homem! Jesus poderia morrer como qualquer outro ser humano, porque Ele se fez homem (e ainda é homem), além de ser Deus por natureza.



______________________________________



11 - >>Jesus não pode ser Deus, porque Ele disse que o Pai era seu Deus em Jo 20.17!

RESPOSTA: Jesus disse isso como um homem. Isso no entanto, não altera a prova evidente que mostra Jesus como Deus! O apóstolo Tomé, chamou Jesus: "Meu Senhor e meu Deus", Jo 20.28.

O grego diz literalmente: "O Senhor de mim e o Deus de mim". Lembre-se também que Tomé era um rigoroso judeu monoteísta. Foi mesmo o apóstolo Tomé quem disse isso então? Obviamente que sim. Foi o Apóstolo Tomé parte da igreja primitiva? Obviamente ele era.
Portanto, a igreja primitiva acreditava que Jesus é Deus,... então se a igreja primitiva afirmava e cria nisso desde o inicio então nós hoje devemos proclamar a mesma coisa.

Além disso, o Pai identifica Jesus como "Deus" em Heb 1.8. Mais uma vez, o grego diz: "a Deus." Certamente o Pai sabe a verdadeira identidade do Filho.

Além disso, Hb 1.6 declara que "todos os anjos devem adorá-Lo [Jesus]." O que o anjo faz, em Apocalipse 19.10? De acordo com Hb 1.6, o anjo de Apocalipse 19.10 adora a Jesus! 

Na verdade, os discípulos de Jesus o adoravam muito (Mateus 28.9). Por que Jesus recebeu esta adoração de Seus discípulos? Você sabe que a não ser que Jesus fosse Deus, aqueles discípulos estavam praticando idolatria??

Então certamente, os primeiros de discípulos de Cristo, e toda a igreja primitiva o adoravam e aceitam ele como Deus e Senhor...portanto, todo grupo que se diz Igreja, e não aceita a divindade de Cristo, se configura numa seita.

 

Ainda tem dúvidas? veja outro artigo clicando no link abaixo!

 - Jesus Cristo é Deus? - 



-----------------------------------------

Copyright © firme fundamento/elisson freire