- A Bíblia -

- A Bíblia -

A Bíblia Sagrada

 

A Bíblia é um livro diferente. Na verdade, trata-se de uma pequena biblioteca, composta de 66 livros escritos por cerca de 40 autores, das mais variadas culturas, origens e ocupações, durante um período de 1600 anos.

Bíblia vem do grego Bíblion, que significa livros. É sinônimo de "Escrituras Sagradas" e "Palavra de Deus".

* A Bíblia contém 66 livros: 39 do Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento;
* Foi escrita por 40 autores, durante 1.600 anos;
* Línguas originais da Bíblia: hebraico, aramaico (a língua que Jesus falava) e grego;
* Ela contém 1.189 capítulos e 32.102 versículos;
* A Bíblia é o livro mais vendido do mundo e já foi traduzida para 2.403 línguas diferentes;
* "Toda Escritura é inspirada por Deus" (2Tm 3:16).

Pode-se dizer que a Bíblia está sub-dividida em 5 partes: História, Poesia, Profecia, Evangélicos e Cartas. Para entender melhor a palavra de Deus, temos que saber em que contexto ela se encontra, se a leitura está te relatando uma história, uma poesia ou ambas misturadas, ou outras.

É por isso que existem tantas religiões e tantas não-religiões hoje em dia, várias com visões totalmente diferentes sobre os mesmos temas da Bíblia. Falta de observação e conhecimento da palavra de Deus.

Portanto, fique muito esperto(a), pois "Um texto sem um Contexto, se torna um Pretexto".

Para entender melhor, abaixo faço uma breve explicação de como se entender ou estudar a palavra de Deus, a Bíblia:

1 - Os livros Históricos da Bíblia começam em Gênesis e vão até o livro de Ester no antigo testamento e inclui-se também o livro Atos dos Apóstolos no novo testamento. A parte história da Bíblia, aproximadamente 90% se entende como se lê, o restante foi escrito numa linguagem simbólica, profética.

2 - Os livros de Poesia da Bíblia são: Jó, Salmos, Provérbios, Cantares (Cântico dos Cânticos) e Eclesiastes. A parte poética da Bíblia, aproximadamente 85% se entende como se lê, o restante foi escrito numa linguagem simbólica, figurativa, profética.

3 - Os livros de Profecias da Bíblia começam em Isaías e vai até Malaquias, e Daniel no antigo testamento e inclui o livro de Apocalipse no novo testamento. A parte profética da Bíblia, aproximadamente 95% não se entende como se lê.

4 - Os livros de Evangélios da Bíblia são 4, sendo eles: Mateus, Marcos, Lucas e João. Eles narram a vida de Jesus Cristo desde o sEu nascimento até a ressurreição e volta futura. A parte de evangélios da Bíblia, aproximadamente 85% se entende como se lê, o restante são parábolas.

5 - Os livros de Cartas da Bíblia começam em Romanos e vão até Judas. A parte de cartas da Bíblia, aproximadamente 90% se entende como se lê, o restante é simbólico ou profético.

Agora o mais interessante em estudar a Bíblia é que ela mesma informa como devemos estudá-la, veja:

"Porque é preceito sobre preceito, preceito e mais preceito; regra sobre regra, regra e mais regra; um pouco aqui, um pouco ali" Isaias 28:10.

"Errais por não conhecer as escrituras e nem o poder de Deus" Mateus 22:29

"e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" João 8:32

Milhares de pessoas já deram a vida, literalmente, em defesa das verdades nela contidas.

Por abraçarem essas verdades, blasfemos já se tornaram reverentes, ébrios se tornaram sóbrios, criminosos se tornaram confiáveis, ladrões se tornaram honestos; adúlteros se tornaram puros.

O que torna a Bíblia um livro tão especial?

De onde vem seu poder?

Que valor tem ela para o homem atual?